O EANE - Encontro de Astronomia do Nordeste foi idealizado na década de 1970 pelos clubes de Astronomia da região com o intuito de promover a interação entre as entidades astronômicas do Nordeste, astrônomos profissionais e amadores. Atualmente é considerado como um dos maiores encontros regionais de astronomia do país. O primeiro encontro ocorreu entre 29 e 31 de Dezembro de 1975 na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Este evento ficou conhecido como 1° Colóquio de Astronomia do Nordeste. Em 1978 este mesmo encontro passou a ser chamado de Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE). Em 1983 e 1997 ocorreram mais duas edições do EANE. A partir de 2005, o encontro passou a ser realizado anualmente com o nome de Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia (EINA). Em 2012, o encontro voltou à Fortaleza, no Ceará, e lá foi decidido em assembleia que o encontro voltaria a se chamar EANE. Assim a edição de 2013 do encontro realizado na cidade de Natal no Rio Grande do Norte foi chamada de XIII EANE. Em 2014, o encontro foi realizado na Paraíba, em João Pessoa. Na sequência, os EANEs foram realizados em Aracaju, Recife e Maceió.  A vigésima primeira edição do encontro aconteceu na cidade de Gravatá, em Pernambuco.

O encontro ocorreu nos dias 08, 09 e 10 de Junho de 2023, em Gravatá-PE

Gravatá é uma cidade localizada no estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Com uma população de cerca de 80 mil habitantes, ela está situada a aproximadamente 80 km da capital, Recife, e é conhecida por suas belas paisagens naturais e pelo clima ameno, que atrai turistas durante todo o ano.

A cidade de Gravatá fica situada em uma região de serra, o que lhe confere uma altitude de cerca de 447 metros acima do nível do mar. Por causa disso, o clima em Gravatá é mais ameno do que em outras regiões do estado, com temperaturas que podem chegar a 10°C durante o inverno.

A economia de Gravatá é baseada principalmente no turismo e na agricultura, com destaque para a produção de flores, frutas e hortaliças. A cidade também conta com uma infraestrutura completa de serviços, incluindo hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais.

Em resumo, Gravatá é uma cidade encantadora que oferece muitas opções de lazer e entretenimento para seus visitantes, além de um clima ameno e uma natureza exuberante. Se você estiver planejando uma viagem ao Nordeste brasileiro, com certeza vale a pena incluir Gravatá em seu roteiro.

Saiba mais sobre a cidade aqui.

Palestrantes

Profª. Drª. Flávia Polati (UFRN)

Doutora em Ensino de Ciências

Pesquisadora nas áreas de ensino de física e ensino de astronomia

Profª. Tassiana Carvalho (UFPE)

Doutora em Ensino de Ciências

Coordenadora de grupos de pesquisa em Ensino e Divulgação de Astronomia

Prof. João Rafael Lúcio dos Santos

Doutor em Teoria Geral de Partículas e Campos

Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física na UFCG (2018-2022)

Prof. Antônio Carlos Pavão

Professor da UFPE

Doutor em Química

Ex-diretor do Espaço Ciência (1995 a 2002)

Prof. Antônio Carlos Miranda

Professor da UFRPE

Doutor em Física

Coordenador do grupo Desvendando o céu austral

Realização

Apoio

Centro Acadêmico do Agreste  (CAA)

LINNEA

Prefeitura Municipal de Gravatá

 Secretaria de Educação de Gravatá

Secretaria de Ciências e tecnologia de Gravatá

XXI Encontro de Astronomia do Nordeste

@eanegravata

astroagrestepe@gmail.com